Guardas municipais recebem certificação do I Nivelamento Tático Operacional promovido pela Guarda de Aracaju
terça-feira, 17 de junho de 20140 comentários
Com o intuito de enfatizar a importância do nivelamento, bem como o significado de formação de um grupo especializado, o diretor geral coronel Enilson Aragão, em nome da secretária Municipal da Defesa Social e da Cidadania Georlize Teles, destacou que a certificação é a materialização do curso, através do qual, cada participante pôde agregar conhecimento e informações essenciais para o desempenho dentro do GTO da GMA.
"Integrar um grupo de operações táticas de qualquer força de segurança pública tem que ser motivo de honra, de orgulho, especialmente de profissionalização. A capacidade técnica é que vai nos refletir diante da sociedade, principalmente no agir dentro da legalidade. Ostentar um uniforme diferenciado, uma viatura de cor diferente não nos faz mais importante ou menos importante do que qualquer seguimento da Guarda de Aracaju. A intervenção dentro dos princípios constitucionais, dentro da razoabilidade, e a capacitação devem estar embutidas no propósito de agir em defesa dos cidadãos aracajuanos, em parceria com as demais forças, para que a GMA possa refletir ações positivas para a comunidade", destacou o coronel.
Todos os concludentes receberam a bênção do padre Eriston e, em seguida, acompanharam o descerramento da placa do I NTO. O objetivo do curso foi qualificar o pessoal em Operações Táticas de alta complexidade. Foram ministradas 16 disciplinas e os alunos receberam instruções teóricas e práticas que abrangem Técnicas de defesa pessoal, Ordenamento jurídico das Guardas Municipais, Atendimento pré-hospitalar, Técnicas de abordagem, Armamento, munições e tiro, Gerenciamento de crises, Controle de distúrbio civil, entre outras.
"Para mim, o NTO foi uma oportunidade de aprimorar a técnica e a instrumentalização do meu serviço na minha instituição. Foi bastante honroso ter participado do curso, porque pude aproveitar de cada instrução que foi passada", declarou o GM Mateus Oliveira que, além de concludente, faz parte do GTO e revelou que vai empreender o máximo esforço para desenvolver as atividades: "vou ter a oportunidade de exercer naprática aquilo que aprendi no curso", concluiu.
Sobre o novo fardamento, o coordenador do GTO - GM Tiago Correia - disse que a proposta é a padronização. "Outras guardas municipais, que contam com um grupamento como o GTO, possuem um uniforme semelhante, logo procuramos adotar um padrão nacional", disse. Ele acrescentou que o novo fardamento era o passo seguinte a ser dado após o curso. Além disso, destacou que a atuação do GTO está sendo extremamente eficaz.